dc.description.abstract |
A realização desta pesquisa vem nos mostrar, que assim como o mundo a educação também
está em constantes evoluções, onde podem ser retratadas a partir da utilização de novas
técnicas de ensino no ambiente escolar que possibilitam a interatividade aos estudantes e o
despertar de seu senso-crítico através de metodologias inovadoras e o uso de recursos
tecnológicos que a cada dia vem ganhando prioridade na vida dos estudantes. Desta forma, o
trabalho traz como objetivo geral discutir sobre a didática aplicada ao ensino de Geografia na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo e a partir
disso destaca-se a aula interativa como uma construção de conhecimento em sala de aula a
partir das metodologias utilizadas no ensino de Geografia como uma mediação que favorece
uma melhor eficácia no processo de ensino aprendizagem. Para a concretização deste trabalho
foram realizadas pesquisas bibliográficas para obter um bom entendimento sobre o tema
abordado e para a construção do referencial teórico como também a participação direta na
elaboração dos planos de aula e na sala de aula por meio das intervenções do PIBID nas aulas
de Geografia; descrição de atividades e análise dos dados. A pesquisa foi fundamentada nos
seguintes autores: Callai (1995), Castrogiovanni (2009), Ferreira (2000), Libâneo (1994),
Kimura (2008), Severino (2007), Seabra (2010), Silva (2010), Vilar e Henriques (2013).
Portanto, percebem-se que a aula interativa proporcionou um fortalecimento as aulas de
geografia, através de novos recursos utilizados em sala, mostram que os alunos têm uma
maior participação e interesse nos assuntos, permitindo que eles se tornem cidadão
participativo e estimular uma nova construção de conhecimento no ensino aprendizagem. |
pt_BR |