Resumo:
O estágio supervisionado no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) realizado durante a formação acadêmica é essencial para o aprendizado do aluno, pois além de relacionar teoria e prática, permite que o mesmo seja inserido em um ambiente de atuação multiprofissional e possibilita-lhe o contato com a comunidade. Dessa maneira, o discente tem a oportunidade de observar, analisar e efetivar as tomadas de decisões diante das problemáticas enfrentadas na realidade dos serviços. Assim sendo, o objetivo desse artigo é descrever a experiência vivenciada, por um acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VIII/Araruna, durante a realização de atividades extramuros no contexto da APS entre os anos de 2014 e 2015. Por intermédio da realização do estágio na APS o discente realizou atividades assistenciais, de prevenção e promoção da saúde. As vivências ocorridas no estágio supervisionado são consideradas, portanto, ferramentas potencializadoras na formação de um cirurgião-dentista que além das habilidades técnicas, deve ser conhecedor do território de desenvolvimento de suas práticas e dos problemas da comunidade e do próprio serviço de saúde, para que assim seja capaz de atuar como um profissional resolutivo, crítico e reflexivo.
Descrição:
NOBREGA, Diego Ramos. O estágio na atenção primária à saúde como ferramenta potencializadora na formação do cirurgião-dentista: um relato de experiência. 2016. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.