UEPB - Repositório Digital

O ensino de língua estrangeira para surdos em uma escola pública de Monteiro/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Teixeira, Maria da Conceição Almeida
dc.date.accessioned 2017-01-23T20:24:58Z
dc.date.available 2017-01-23T20:24:58Z
dc.date.issued 2014-10-20
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12167
dc.description TEIXEIRA, M. C. A. O ensino de língua estrangeira para surdos em uma escola pública de Monteiro/PB. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o ensino de Língua Estrangeira para alunos surdos é efetivado em uma escola pública do Município de Monteiro – PB, tendo como base a experiência dos professores em sala do ensino regular e em Sala de Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, perpassaremos por algumas etapas importantes para esclarecimento da realidade do ensino de língua estrangeira para surdos, bem como da inserção de alunos com necessidades educativas especiais em salas regulares da educação básica. A princípio, a pesquisa terá um caráter qualitativo, uma vez que produziremos informações aprofundadas e ilustrativas sobre o tema. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória e descritiva, pois fizemos levantamentos bibliográficos sobre o tema estudado, para maior familiaridade sobre o assunto. Durante esta pesquisa buscamos apresentar de que forma a educação especial ocorreu e ocorre no Brasil e no Mundo, dando ênfase aos alunos surdos e suas especificidades. Nesse sentido, a coleta de dados se deu, principalmente, através de pesquisa bibliográfica e sites eletrônicos, em livros ou artigos e dissertações disponíveis da internet. Estes últimos em sites de universidades ou órgãos governamentais e não governamentais reconhecidamente de fonte segura. Além disso, foi feito um levantamento de dados, junto ao setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, para obtermos informações dos alunos surdos na cidade de Monteiro. Ainda, aplicamos um questionário semi estruturado com a coordenadora do setor de Educação Especial do Município, bem como com os professores de língua estrangeira que dão aula a alunos surdos em uma determinada escola pública do município de Monteiro, na tentativa de detectar quais as estratégias utilizadas por eles para auxiliar em sua prática e suas principais dificuldades para pô-las em prática. Por fim, apresentamos os resultados da pesquisa, através de uma análise da bibliografia estudada em contraponto com a realidade encontrada, através da qual conseguimos elaborar um breve panorama do ensino de língua estrangeira para surdos em uma escola do ensino regular do Município de Monteiro/PB, o que trouxe mais indagações e dúvidas sobre este processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Paulo Vinícius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua estrangeira pt_BR
dc.subject Sala de Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.title O ensino de língua estrangeira para surdos em uma escola pública de Monteiro/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta