dc.description.abstract |
O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o ensino de Língua Estrangeira para
alunos surdos é efetivado em uma escola pública do Município de Monteiro – PB, tendo como
base a experiência dos professores em sala do ensino regular e em Sala de Atendimento
Educacional Especializado. Para tanto, perpassaremos por algumas etapas importantes para
esclarecimento da realidade do ensino de língua estrangeira para surdos, bem como da
inserção de alunos com necessidades educativas especiais em salas regulares da educação
básica. A princípio, a pesquisa terá um caráter qualitativo, uma vez que produziremos
informações aprofundadas e ilustrativas sobre o tema. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi
exploratória e descritiva, pois fizemos levantamentos bibliográficos sobre o tema estudado,
para maior familiaridade sobre o assunto. Durante esta pesquisa buscamos apresentar de que
forma a educação especial ocorreu e ocorre no Brasil e no Mundo, dando ênfase aos alunos
surdos e suas especificidades. Nesse sentido, a coleta de dados se deu, principalmente, através
de pesquisa bibliográfica e sites eletrônicos, em livros ou artigos e dissertações disponíveis da
internet. Estes últimos em sites de universidades ou órgãos governamentais e não governamentais reconhecidamente de fonte segura. Além disso, foi feito um levantamento de
dados, junto ao setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, para
obtermos informações dos alunos surdos na cidade de Monteiro. Ainda, aplicamos um
questionário semi estruturado com a coordenadora do setor de Educação Especial do
Município, bem como com os professores de língua estrangeira que dão aula a alunos surdos
em uma determinada escola pública do município de Monteiro, na tentativa de detectar quais
as estratégias utilizadas por eles para auxiliar em sua prática e suas principais dificuldades
para pô-las em prática. Por fim, apresentamos os resultados da pesquisa, através de uma
análise da bibliografia estudada em contraponto com a realidade encontrada, através da qual
conseguimos elaborar um breve panorama do ensino de língua estrangeira para surdos em
uma escola do ensino regular do Município de Monteiro/PB, o que trouxe mais indagações e
dúvidas sobre este processo. |
pt_BR |