dc.description.abstract |
A Perícia Contábil é uma das especialidades da ciência contábil, que busca materializar a
veracidade dos fatos, a fim de auxiliar o magistrado na sua sentença judicial. Assim, para
salvaguardar a execução do seu trabalho, o perito desenvolve uma série de procedimentos
com rigor técnico e científico. Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção dos
concluintes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis de uma IES no que diz respeito à
formação acadêmica e preparação profissional que receberam para atuar no mercado de
trabalho da Perícia Contábil. A metodologia utilizada na pesquisa está classificada de modo
que quanto aos objetivos é descritiva, quanto aos procedimentos é bibliográfica e de
levantamento e com relação à abordagem do problema é quantitativa. Os dados foram
coletados através de um questionário aplicado aos concluintes do curso de Ciências
Contábeis, escolhidos por acessibilidade, que estavam cursando o último período dos turnos
diurno e noturno nos anos de 2013 e 2014. A pesquisa demonstrou, a partir das respostas
coletadas, que a maior parte dos concluintes afirmaram que suas expectativas quanto à
formação acadêmica foram atendidas parcialmente e, consequentemente, não estão totalmente
aptos em sua maioria para atuar no mercado de trabalho da Perícia Contábil. Além disso,
percebeu-se ainda, que a percepção dos respondentes não está relacionada à deficiência na
didática dos professores, pois foi possível identificar que 71% dos concluintes estão
satisfeitos com os conhecimentos teóricos e práticos obtidos por meio do componente
curricular de Perícia Contábil. Infere-se portanto, que a disciplina de Perícia Contábil não
representa área de interesse para a maior parte dos respondentes. |
pt_BR |