UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Fernanda Cosme
dc.date.accessioned 2017-02-02T17:49:01Z
dc.date.available 2017-02-02T17:49:01Z
dc.date.issued 2016-12-16
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12251
dc.description ALVES, F. C. Dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é analisar os saberes matemáticos de alunos do 8º ano do ensino fundamental. Buscamos refletir sobre as possíveis causas das dificuldades em aprendizagem matemática dos alunos. A coleta dos dados foi realizada em duas turmas do 8º ano de duas escolas publicas de ensino fundamental. Foram aplicados dois questionários, sendo um para 33 alunos do 8º ano do ensino fundamental e outro para 10 professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. O que podemos perceber é que cada ano vem crescendo o número de reprovações como ocorrência do aprendizado dos alunos no conhecimento matemático, e do pensamento matemático desenvolvido no processo escolar formal, em mesma proporção vem crescendo a responsabilidade e o desafio nas práticas de ensino, como forma de dinamizar e estimular os alunos a resoluções de problemas sem deixar o conteúdo formal de lado. Observamos que a maioria dos alunos tem dificuldade na compreensão da disciplina, principalmente, nas operações básicas, e essa dificuldade está sendo levada para os anos subsequentes, onde muitas vezes o professor não consegue sondar todas as dificuldades trazidas pelo aluno. É possível concluir desta pesquisa que os alunos estão fazendo um pedido de ajuda aos professores. Os alunos não omitem a responsabilidade que têm ao afirmarem que precisam prestar mais atenção nas aulas, mas consideram que o professor pode oferecer contribuições para a superação das suas dificuldades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem da Matemática pt_BR
dc.subject Conhecimento matemático pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta