UEPB - Repositório Digital

Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Samara Fernandes de
dc.date.accessioned 2017-02-09T15:42:08Z
dc.date.available 2017-02-09T15:42:08Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 305.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12305
dc.description BARROS, S. F. de. Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract As relações de gênero, feminino e masculino, e suas complexidades históricas trazem à tona levantamentos e críticas socioculturais e políticas ao redor da dominação simbólica, imposta pela visão machista, muitas vezes imperceptível pelas sutilezas do cotidiano e, com isso, disseminada deliberadamente em vários espaços, inclusive na escola. O objetivo do presente artigo é compreender como os (as) professores (as) da Escola Estadual João Ribeiro, da cidade de Gurinhém-PB, percebem e abordam a questão de gênero (considerando o dominação masculina sobre o feminino) no espaço da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos professores (as) das áreas de Ciências Humanas da escola mencionada. A investigação revelou que o olhar docente frente à condição feminina na escola, enfrenta dificuldades sobre a forma de lidar com questões de gênero na escola, a dificuldade de idéias formadoras e reflexivas na quebra da desigualdade de gênero. Diante das falas dos respondentes, percebeu-se a necessidade de capacitação de professores (as) sobre as relações de gênero, que seja capaz de propiciá-los (as) apoio pedagógico para que possam adquirir posturas reflexivas sobre a dominação simbólica e, consequentemente, sentirem-se seguros sobre os problemas enfrentados na sala de aula, na escola e para além delas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alômia Abrantes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Questões de Gênero pt_BR
dc.subject Dominação Simbólica pt_BR
dc.subject Concepções Docentes pt_BR
dc.title Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta