dc.description.abstract |
As relações de gênero, feminino e masculino, e suas complexidades históricas
trazem à tona levantamentos e críticas socioculturais e políticas ao redor da
dominação simbólica, imposta pela visão machista, muitas vezes imperceptível pelas
sutilezas do cotidiano e, com isso, disseminada deliberadamente em vários espaços,
inclusive na escola. O objetivo do presente artigo é compreender como os (as)
professores (as) da Escola Estadual João Ribeiro, da cidade de Gurinhém-PB,
percebem e abordam a questão de gênero (considerando o dominação masculina
sobre o feminino) no espaço da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de
abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos professores (as) das
áreas de Ciências Humanas da escola mencionada. A investigação revelou que o
olhar docente frente à condição feminina na escola, enfrenta dificuldades sobre a
forma de lidar com questões de gênero na escola, a dificuldade de idéias formadoras
e reflexivas na quebra da desigualdade de gênero. Diante das falas dos
respondentes, percebeu-se a necessidade de capacitação de professores (as) sobre
as relações de gênero, que seja capaz de propiciá-los (as) apoio pedagógico para
que possam adquirir posturas reflexivas sobre a dominação simbólica e,
consequentemente, sentirem-se seguros sobre os problemas enfrentados na sala de
aula, na escola e para além delas. |
pt_BR |