Resumo:
Esta pesquisa tem como finalidade constatar e descrever sobre a percepção dos servidores
públicos em relação à auditoria contábil nos processos de licitações da administração pública,
bem como verificar se os procedimentos de auditoria são utilizados, a fim de contribuir para
um melhor gerenciamento e controle dos recursos públicos. Neste contexto torna-se
necessário verificar a percepção dos servidores sobre a implantação de auditoria no setor
público, bem como seu atual estagio de implantação. Para responder ao problema e alcançar o
objetivo geral da pesquisa, optou-se pela abordagem teórica, bibliográfica, descritiva e de
campo. Portanto, os dados foram coletados através de questionário aplicado em loco com 16
servidores públicos de quatro prefeituras do Cariri Paraibano, dentre os quais podemos
mencionar o pessoal envolvido nos processos de licitação. Com relação aos resultados,
revelaram que o custo beneficio da geração da informação é um forte determinante
identificado, bem como pessoal técnico que possa desenvolver esta função, haja vista que
existe um percentual significativo de profissionais com outras formações (enfermagem,
biologia e letras) ocupando cargos de competência do profissional de contabilidade e áreas
afins. Verificou-se fragilidade no tocante a perspectiva de implantação, mesmo havendo um
reconhecimento favorável com relação aos benefícios proporcionados pela auditoria,
infelizmente ainda não existe auditoria nos processos de licitações por parte dos municípios
do Cariri Paraibano estudados. Por fim verificou-se que a percepção dos servidores públicos
Municipais do Cariri Paraibano está associada ao nível de conhecimento e de qualificação
profissional desses personagens.
Descrição:
CARVALHO, M. S. Percepção dos servidores públicos em relação à auditoria nos processos de licitações: um estudo multicaso no Cariri Paraibano. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.