dc.description.abstract |
Este estudo propôs como tema a importância do uso dos recursos didáticos nas aulas de
Geografia, a partir de um estudo de caso feito na Escola Estadual de Ensino Fundamental
Antonio Benvindo, localizado em Guarabira-PB, onde foi realizada uma pesquisa por meio
de entrevista com os professores de Geografia do ensino fundamental da referida instituição,
observando o tratamento dado às metodologias pelos docentes e como os alunos se expressam
e colaboram com a construção do conhecimento. Foi aplicado um questionário a duas
professoras que lecionam Geografia, e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a
complexidade e a utilização dos recursos didáticos em suas aulas, o que serviu para a análise e
orientação para o ensino da Geografia e um melhor conhecimento do pensamento dos
profissionais da Educação. Tendo como embasamento teórico alguns autores que contribuem
para a Geografia, tais como: FREIRE (1987), GEBRAN (2003), PASSINI (2010),
PONTUSCHKA (2009), entre outros. Notou-se a extrema importância do uso dos recursos
didáticos nas aulas de Geografia, pois, a partir de recursos como Data-Show, Internet, DVD,
revistas, consegue-se envolver o assunto proposto com o cotidiano do aluno, fazendo-o cada
vez mais participante e interessado nas aulas de Geografia. Conclui-se que os professores
necessitam se apropriar mais dessas novas ferramentas metodológicas, e quebrar de uma vez
por todas com a enfadonha Geografia bancária, onde só o professor é o agente transmissor do
conhecimento. |
pt_BR |