UEPB - Repositório Digital

O uso de recursos didáticos nas aulas de geografia: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo - Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, João Paulo Martins
dc.date.accessioned 2017-02-14T20:47:04Z
dc.date.available 2017-02-14T20:47:04Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12363
dc.description SANTOS, J. P. M. dos. O uso de recursos didáticos nas aulas de geografia: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo - Guarabira/PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo propôs como tema a importância do uso dos recursos didáticos nas aulas de Geografia, a partir de um estudo de caso feito na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Benvindo, localizado em Guarabira-PB, onde foi realizada uma pesquisa por meio de entrevista com os professores de Geografia do ensino fundamental da referida instituição, observando o tratamento dado às metodologias pelos docentes e como os alunos se expressam e colaboram com a construção do conhecimento. Foi aplicado um questionário a duas professoras que lecionam Geografia, e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade e a utilização dos recursos didáticos em suas aulas, o que serviu para a análise e orientação para o ensino da Geografia e um melhor conhecimento do pensamento dos profissionais da Educação. Tendo como embasamento teórico alguns autores que contribuem para a Geografia, tais como: FREIRE (1987), GEBRAN (2003), PASSINI (2010), PONTUSCHKA (2009), entre outros. Notou-se a extrema importância do uso dos recursos didáticos nas aulas de Geografia, pois, a partir de recursos como Data-Show, Internet, DVD, revistas, consegue-se envolver o assunto proposto com o cotidiano do aluno, fazendo-o cada vez mais participante e interessado nas aulas de Geografia. Conclui-se que os professores necessitam se apropriar mais dessas novas ferramentas metodológicas, e quebrar de uma vez por todas com a enfadonha Geografia bancária, onde só o professor é o agente transmissor do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos Didáticos pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.title O uso de recursos didáticos nas aulas de geografia: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo - Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta