Resumo:
Com o surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação todos os setores da sociedade sofreram mudanças, e também o ambiente escolar, com isso novas habilidades cognitivas e comportamentais são necessárias para capacitar os alunos para o mundo do trabalho em meio a esse novo modelo de sociedade em ritmo acelerado. Esperando-se que ao finalizar a educação básica o aluno tenha a capacidade de ler, analisar e interpretar conceitos cartográficos, bem como identificar e interpretar os fatores transformadores do espaço geográfico, e visualizá-los no seu cotidiano atrelados aos conceitos básicos da Geografia. Porém, com esse avanço tecnológico no espaço escolar, e com o maior acesso das crianças e jovens aos dispositivos móveis, o professor acaba perdendo o seu espaço de diálogo na sala de aula. Partindo destes pressupostos buscamos responder a seguinte questão problema: Como o uso do jogo SimCity Buildlt pode contribuir para a construção de conhecimentos geográficos em sala de aula? Este estudo tem como objetivo geral analisar as potencialidades do jogo SimCity Buildlt, como recurso didático, no ensino da Geografia. Para consecução deste objetivo iremos discutir como os jogos eletrônicos podem ser utilizados para promover interação necessária servindo de ambiente no qual os estudantes poderão colocar em prática os conceitos adquiridos; identificar conhecimentos geográficos que podem ser mobilizados a partir da interação do aluno com o ambiente do jogo SimCity Buildlt; apresentar proposta de utilização do SimCity Buildlt no ensino de Geografia, a partir do relato da experiência vivida no âmbito do PIBID em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho. Em um primeiro momento foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca desta temática, e num segundo momento, uma pesquisa de campo realizada através do projeto PIBID/UEPB, em turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho. Para a fundamentação teórica, foram utilizados autores como: Castrogiovanni (2009), Cavalcanti (2005), Perrenoud (2000), Pimenta (2000), Kishimoto (1998), Huizinga (2004), Gaite (1995), entre os outros. Os resultados apontam que o SimCity Buildlt tem grande potencial como material didático para o ensino de Geografia, mostrando que a simulação gerada pelo mesmo consegue reproduzir com muita fidelidade diversos processos que ocorrem no espaço geográfico, em muitos casos, se aproximando da realidade. Deste modo, a presente pesquisa evidenciou que o uso de novas tecnologias pode ser uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem.
Descrição:
LIMA, R. J. de. As potencialidades do jogo Simcity buildlt no ensino da geografia. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.