dc.contributor.author |
Meireles, Camila Farias de |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-07T16:20:27Z |
|
dc.date.available |
2017-03-07T16:20:27Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12676 |
|
dc.description |
MEIRELES, C. F. de. Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz, na Cidade de Tacima-PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Embora todas as transformações sofridas no decorrer da história, a escola ainda representa a
Instituição que a humanidade optou para socializar o saber sistematizado. Isso significa
garantir que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima
necessário transmitir às novas gerações. Nenhuma outra forma de aparelhamento foi capaz de
substituí-la. O trabalho da escola enquanto instituição social é fazer com que o educando
participe do seu grupo ativa e afetivamente, adequando-se aos valores, crenças,
conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos. Uma apropriação significativa
tanto para si como para o outro, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela
mudança da realidade em que está inserido, a qual possibilite a transformação da sociedade
habitada, tornando-a um espaço de vivências com possibilidades diversas, como nas relações
políticas, sociais, culturais e cientificas, onde a ética e a justiça possam nortear as ações,
oportunizando aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado de forma reelaborada e
crítica, ajudando na identificação e superação de dificuldades no processo de ensino e
aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os problemas existentes na
elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino
Fundamental e Supletivo Terlopédes Cruz, na cidade de Tacima/PB. O Projeto Político
Pedagógico tem o propósito de contribuir para uma educação de qualidade ao alcance de
todos, assim constatou-se neste artigo as transformações e autonomia pela qual vem passando
a escola supracitada, as causas e consequências do Projeto político pedagógico e a falta de
compromisso em cumprir as normas existentes no Projeto. Esta pesquisa pode colaborar para
o desenvolvimento do projeto político pedagógico no cotidiano da escola estudada no sentido
de, proporcionar melhorias na educação do município de Tacima/PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Martinho Guedes dos Santos Neto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Político Pedagógico |
pt_BR |
dc.title |
Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz, na Cidade de Tacima-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |