dc.contributor.author |
Silva, Zildivânia Rufino Franco |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-17T02:50:41Z |
|
dc.date.available |
2017-03-17T02:50:41Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12849 |
|
dc.description |
SILVA, Z. R. F. Uma proposta de recurso didático para o ensino de equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho visa, a partir de seus estudos, apresentar um recurso didático manipulável que facilite para o aluno a aprendizagem da resolução de equações do 1º grau. Para refletirmos sobre o tema nos baseamos em Lorenzato (2009), Nacarato (2005), Brito (1998) , Carraher (1990), Rêgo e Rêgo (2006) e dentre outros autores. Podemos caracterizar esta pesquisa como quali-quantitativa, visto que permite à interação entre números e texto que relate a situação observada. Inicialmente fizemos um estudo para levantarmos todos os conceitos já estudados sobre o assunto para nos fundamentarmos no que os teóricos, aqui já citados, deixaram de contribuição com seus estudos sobre essa temática. Realizamos também pesquisas com alunos do 7º ano de ensino fundamental que estavam iniciando o estudo da álgebra e das equações. Para a coleta de dados usamos uma sequência de atividades sobre equações e um questionário onde os alunos registraram quais suas dificuldades em resolver equações. Após a pesquisa os alunos puderam construir o seu material manipulável ou material didático dinâmico proposto: uma balança de dois pratos, onde a partir dele vivenciaram o uso concreto das equações. Com essa atividade prática os alunos trouxeram para o concreto conceitos que haviam aprendido de forma abstrata, puderam trocar ideias e construir hipóteses para resoluções dos problemas que foram apresentados, de forma mais próxima de sua realidade, onde manipularam objetos que tornaram possíveis aquilo que a abstração não os permitia compreender. Constatamos com essa proposta didática que os alunos se envolveram de forma mais ativa na atividade e deixaram sua curiosidade contribuir com sua aprendizagem, perceberam com mais clareza as propriedades das equações e como resolve-las seguindo um objetivo real o que possibilitou compreender muito mais que uma sequencia de cálculos mas a compreensão do significado de equações e sua aplicabilidade na vida real de cada um. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Material manipulável |
pt_BR |
dc.subject |
Equações do 1º grau |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta de recurso didático para o ensino de equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |