UEPB - Repositório Digital

Uma proposta de recurso didático para o ensino de equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Zildivânia Rufino Franco
dc.date.accessioned 2017-03-17T02:50:41Z
dc.date.available 2017-03-17T02:50:41Z
dc.date.issued 2016-12-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12849
dc.description SILVA, Z. R. F. Uma proposta de recurso didático para o ensino de equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa, a partir de seus estudos, apresentar um recurso didático manipulável que facilite para o aluno a aprendizagem da resolução de equações do 1º grau. Para refletirmos sobre o tema nos baseamos em Lorenzato (2009), Nacarato (2005), Brito (1998) , Carraher (1990), Rêgo e Rêgo (2006) e dentre outros autores. Podemos caracterizar esta pesquisa como quali-quantitativa, visto que permite à interação entre números e texto que relate a situação observada. Inicialmente fizemos um estudo para levantarmos todos os conceitos já estudados sobre o assunto para nos fundamentarmos no que os teóricos, aqui já citados, deixaram de contribuição com seus estudos sobre essa temática. Realizamos também pesquisas com alunos do 7º ano de ensino fundamental que estavam iniciando o estudo da álgebra e das equações. Para a coleta de dados usamos uma sequência de atividades sobre equações e um questionário onde os alunos registraram quais suas dificuldades em resolver equações. Após a pesquisa os alunos puderam construir o seu material manipulável ou material didático dinâmico proposto: uma balança de dois pratos, onde a partir dele vivenciaram o uso concreto das equações. Com essa atividade prática os alunos trouxeram para o concreto conceitos que haviam aprendido de forma abstrata, puderam trocar ideias e construir hipóteses para resoluções dos problemas que foram apresentados, de forma mais próxima de sua realidade, onde manipularam objetos que tornaram possíveis aquilo que a abstração não os permitia compreender. Constatamos com essa proposta didática que os alunos se envolveram de forma mais ativa na atividade e deixaram sua curiosidade contribuir com sua aprendizagem, perceberam com mais clareza as propriedades das equações e como resolve-las seguindo um objetivo real o que possibilitou compreender muito mais que uma sequencia de cálculos mas a compreensão do significado de equações e sua aplicabilidade na vida real de cada um. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Material manipulável pt_BR
dc.subject Equações do 1º grau pt_BR
dc.subject Material didático pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Uma proposta de recurso didático para o ensino de equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta