Resumo:
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que investigou o uso de elementos da robótica como ferramenta auxiliadora na disciplina de Física, que vem sendo desenvolvida numa escola de ensino médio na cidade Pombal – PB. Temos como finalidade, investigar as possíveis contribuições nas aulas de Física da utilização da robótica com os kits da linha fischertechnik®. Este estudo foi desenvolvido na pesquisa por caráter observacional participativo, que diante do observado nas aulas foi possível constatar o quanto a robótica é um instrumento usado de forma que venha a contribuir de maneira eficiente no desenvolvimento do professor e do educando, assim incentivando a criatividade ao apoio do aperfeiçoamento das habilidades dos conteúdos abordados. As aulas do professor envolvem momentos teóricos e práticos. Foi possível perceber que as aulas com as turmas do ensino médio têm a participação constante dos alunos matriculados, na montagem dos kits. Diante disso, para a realização da pesquisa por observação participava realizamos alguns relatórios e uma entrevista com o professor de física e robótica para coleta de dados do presente estudo.
Descrição:
OLIVEIRA, A. M. R. A utilização da Robótica Educacional como instrumento de colaboração na Disciplina de Física no ensino médio de uma escola pública em Pombal - PB. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.