UEPB - Repositório Digital

Produção de um protótipo intuitivo para auxiliar na alfabetização de alunos com Síndrome de Down

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Jordan Santos
dc.date.accessioned 2017-03-17T15:56:27Z
dc.date.available 2017-03-17T15:56:27Z
dc.date.issued 2016-10-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12869
dc.description FERREIRA, J. S. Produção de um protótipo intuitivo para auxiliar na alfabetização de alunos com Síndrome de Down. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Estudos apontam que crianças com Síndrome de Down inseridas em salas de aulas convencionais têm enfrentando dificuldades mediante problemas de prejuízo nas atividades cognitivas causadas por uma anomalia genética perceptível desde os primeiros anos de vida. Diante disto, discutem-se alternativas que possam instigar e desenvolver o processo fonológico através de atividades que estimulam a percepção e a memória auditiva, trabalhadas na fase de alfabetização, visando à diminuição do impacto da leitura, da escrita e da comunicação do portador de Síndrome de Down. Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma técnica educacional para crianças com Síndrome de Down na fase de alfabetização, a ser utilizado como uma ferramenta de apoio no processo de aquisição da leitura e da escrita. Um Software educacional foi desenvolvido como ferramenta propulsora de alfabetização, composta de caráter lúdico e interativo, apresentando como principais resultados a motivação e disposição apresentada pelas crianças no manuseio do equipamento e na resolução das questões propostas. A voz animada e a possibilidade de desenhar na tela, de certa forma, encantou a criança nessa atividade de aprender brincando. A educação deve ser acessível e ilimitada, sendo tarefa de todos os profissionais que atuam na área, a possibilidade de ampliar esse acesso e garantir a efetividade na aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kézia Vasconcelos de Oliveira Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Software Educacional pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Produção de um protótipo intuitivo para auxiliar na alfabetização de alunos com Síndrome de Down pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta