Resumo:
O presente trabalho vem analisar a questão do ensino mediado pelo uso dos dispositivos
móveis na educação. Discute-se de que maneira essas tecnologias digitais podem ser
utilizadas no ambiente escolar e tem-se como objetivo verificar como um grupo de alunos da
rede pública de ensino se comporta na utilização de celulares para uma atividade de pesquisa
e autoria em sala de aula, e quais as possíveis contribuições ou dificuldades na utilização
destes dispositivos. Por meio de um estudo de caso, um grupo de alunos foi convidado a
realizar uma atividade de pesquisa sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano
de 2016, e desenvolverem aplicativos sobre esses temas para compartilhar com a comunidade
escolar. Por meio da observação e de um questionário aplicado após a atividade junto aos
alunos, verificou-se os prós e contras da utilização dos dispositivos móveis por parte dos
mesmos. Como resultado identificou-se algumas limitações como, por exemplo, a não
disponibilização de internet por parte da escola para utilização dos celulares na sala de aula e
constatou-se a contribuição em relação a motivação e o interesse dos alunos em obter novos
conhecimentos da utilização dos dispositivos móveis em uma atividade de pesquisa e autoria
na sala de aula para auxiliar a aprendizagem dos alunos.
Descrição:
SILVA, M. D. B. Utilização dos dispositivos móveis na sala de aula a partir da criação de aplicativos: um estudo de caso com alunos do ensino médio de uma escola pública. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.