Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade propor uma discussão e reflexão acerca da importância da inclusão digital no ambiente escolar e na aprendizagem e os reflexos da formação do professor na atuação como docente integrante de uma sociedade digital. Para isso fez-se necessário à exposição de conceitos voltados para a cibercultura, educação, inclusão digital, que são o eixo motivador de desenvolvimento deste. Como objetivo geral, mostrar a importância do desenvolvimento da Cibercultura no contexto educacional, em especial no âmbito profissional dos integradores da educação. Dentre os objetivos específicos, encontram-se: Tecer um histórico evolutivo conceitual da educação, da cibercultura e da inclusão digital; Descrever a situação da cibercultura no contexto educacional virtual; Delimitar a atuação do ciberespaço no ambiente educacional; Mostrar como ocorre o processo da inclusão social e digital na cibercultura e no processo de ensino aprendizagem educacional. A inserção de novas tecnologias na sociedade atual marcada por rápidas mudanças fizeram com que a escola necessitasse de agilidade para acompanhar as mudanças educacionais e tecnológicas, com isso a formação do professor, na apropriação e na utilização do uso ideal de recursos tecnológicos, também é vista como uma problemática para a entrada das tecnologias dentro do espaço escolar e como ferramenta de interação, de comunicação e de novas formas de ensino/aprendizagem. Portanto, aprofunda-se o olhar para o acesso digital como possibilidade do professor na interação com o aluno, na troca de conhecimentos, na busca de sua autonomia e no estimulo do aprendizado. A pesquisa bibliográfica teve apoio nos autores como Pierre Lévy (2007), Domingues (2010), Kant (1996), Brandão (2010), Brasil (1996), Cruz (2004) e outros que colaboraram para o entendimento e o desenvolvimento das ideias aqui expostas.
Descrição:
LUCENA, N. R. F. Educação e Cibercultura: aspectos positivos da inclusão digital na realidade escolar. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.