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Diabetes mellitus é um distúrbio metabólico que ocasiona elevada concentração de
glicose no sangue e que ocorre tanto pela falta de insulina no organismo como por
fatores que prejudicam a ação da insulina existente. Devido à sua alta incidência,
elevada taxa de mortalidade e complicações ocasionadas, esta patologia tem sido
considerada como um problema de saúde pública. No entanto, na maioria dos
casos, o controle da doença pode ser alcançado em nível de atenção primária à
saúde. Diante do exposto, este estudo objetivou realizar um levantamento
sistematizado da literatura científica sobre as condutas terapêuticas adotadas no
tratamento do diabetes tipo 2 e apresentar os programas de atenção básica à saúde
voltados para o atendimento do paciente diabético. Segundo a literatura, o controle
do diabetes tipo 2 pode ser alcançado com modificações nos hábitos alimentares e
com a prática regular de atividade física. No entanto, quando os níveis glicêmicos
não são controlados com essas medidas, é então, necessário o uso de
hipoglicemiantes orais. Por sua vez, quando estes medicamentos se tornam também
ineficazes para o controle glicêmico deve ser indicada a insulinoterapia isolada ou
concomitantemente com os hipoglicemiantes orais. Assim, a avaliação de falência
terapêutica deve ser monitorada, cuidadosamente, pelos profissionais de saúde a
fim de intervir precocemente contribuindo para prevenir complicações agudas e
crônicas para o paciente diabético. O atendimento a estes pacientes deve ocorrer
preferencialmente na Atenção Básica à Saúde através do programa HIPERDIA
existente na Estratégia Saúde da Família onde devem ser realizadas avaliações
periódicas para monitorar a evolução clínica da patologia e a eficácia da terapêutica
empregada, visando contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e
minimizar a ocorrência de complicações. Portanto, o diabetes mellitus exige dos
profissionais de saúde bastante atenção com relação à sua prevenção, ao
diagnóstico e principalmente à escolha correta do seu tratamento. |
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