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O Estágio Regional Interprofissional (ERIP) no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma atividade curricular obrigatória dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia). O ERIP está se propondo adotar um modelo de atenção à saúde voltada para a metodologia da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e está sendo desenvolvido em seis municípios da Paraíba conveniados com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo deste estudo foi verificar a opinião dos acadêmicos do ERIP em relação à sua prontidão, aptidão e condições de trabalho nos municípios conveniados com a UFPB. Foram analisados 85 relatórios finais dos últimos 2 anos com relação as suas atividades coletivas interprofissionais e específicas de cada área de atuação, escrito por 680 alunos que concluíram o ERIP. Como resultado, pode-se observar um total de 1.764 atividades desenvolvidas num período de 2 anos (2013-2014) nos municípios contemplados. Dentre as atividades, 732 (41,5%) foram coletivas e as atividades específicas dos cursos da área de saúde foram: 369 (20,9%) de Enfermagem, 285 (16,1%) de Odontologia, 187 (10,6%) de Farmácia, 112 (6,4%) de Nutrição e 79 (4,5%) de Fisioterapia, totalizando 1.032 (59%). Dentro das atividades coletivas destacam-se as Atividades Educativas em Escolas e Creches (20,9%), seguido das Atividades no CAPS (18%) e das Atividades Educativas na Sala de Espera (16,4%) e participação dos alunos nos Programas de Rádio (14,2%). Observa-se que a cidade com maior quantidade de atividades coletivas foi o Conde (33,2%), seguida de Belém (17,6%). As cidades que os alunos mais realizaram atividades específicas foram: Belém (274), Conde (205) e Cabedelo (202). Pode se concluir que no ERIP alunos de graduação na área de saúde da UFPB encontram a possibilidade de vivenciar os princípios e diretrizes do SUS e contribuem como promotores de saúde com serviços prestados nos Municípios contemplados através das atividades coletivas e específicas da equipe. O ERIP possibilita uma visão crítico reflexiva sobre o papel de sua profissão no SUS, no entanto não parece apresentar-se como um estímulo a ingressar no serviço público. |
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