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Satisfação dos usuários sobre o atendimento odontológica no serviço público

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dc.contributor.author Catão, Maria Helena Chaves de Vasconcelos
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:20:23Z
dc.date.available 2017-03-24T20:20:23Z
dc.date.issued 2013-11-08
dc.identifier.other CDD 362.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2273
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13135
dc.description CATÃO,Maria Helena Chaves de Vasconcelos. Satisfação dos usuários sobre o atendimento odontológica no serviço público. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract No domínio da saúde, satisfação compreende as reações do usuário em relação aos aspectos da atenção recebida, portanto a satisfação do usuário de serviço de saúde é tarefa relevante na gestão. A qualidade nos serviços de saúde é um desafio aos seus gestores, técnicos e aos profissionais engajados no serviço para proporcionar aos usuários produtos apto a satisfazer suas necessidades. O estudo objetivou buscar uma revisão de literatura a cerca da satisfação dos usuários de serviços odontológicos públicos e privados e de instituições de ensino de diversas regiões do país. A metodologia foi pautada na busca da literatura científica e trouxe à luz do conhecimento as evidências presentes nos últimos anos identificados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),das seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (ScientificElectronic Library Online) e MEDLINE (Literatura Internacionalem Ciências da Saúde). Os descritores utilizados foram: “avaliação de serviços de saúde”, “satisfação do paciente” e “qualidade da assistência à saúde”. A partir de um levantamento de base de dados, verificou-se que o número de pesquisa que abordam o tema ainda é muito escasso. Verificou-se que confiança, atualização, competência, humanidade, presteza, pontualidade, cordialidade, preparo técnico científico e organização do ambiente de trabalho são referências para a satisfação do usuário. Concluiu-se que a avaliação dos serviços de saúde, na perspectiva da satisfação dos usuários, proporciona dignidade aos sujeitos do processo e informações essenciais para a gestão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sérgio D’avila Lins Bezerra Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Saúde pública pt_BR
dc.subject Avaliação de serviços de saúde pt_BR
dc.subject Satisfação do paciente pt_BR
dc.subject Qualidade da assistência à saúde pt_BR
dc.title Satisfação dos usuários sobre o atendimento odontológica no serviço público pt_BR
dc.type Other pt_BR


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