Resumo:
Na atual conjuntura da sociedade, a educação pública necessita de um olhar acentuado no que diz respeito à formação de gestores como algo dinâmico e continuo, em que a qualificação desse profissional deve ser interpretada como essencial para uma educação de qualidade. A escolha de um bom gestor com competências e habilidades na área pedagógica e administrativa implica em resultados favoráveis junto ao corpo docente e consequentemente interfere na formação educacional do corpo discente. Este trabalho tem por objetivo investigar a gestão educacional pública e suas implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar voltadas para o fazer pedagógico/administrativo na formação dos gestores em face a efetivação da qualidade da gestão e a melhoria da educação. Este estudo foi realizado como pesquisa bibliográfica, pois abrange a leitura, análise e interpretação de livros e periódicos. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual foi possível estabelecer um plano de leitura. Tratou-se de uma leitura atenta e sistemática que se fez acompanhar de anotações e fichamentos que eventualmente, serviram para fundamentação teórica do texto. Nesta pesquisa foram consultados com reconhecida contribuição no que se refere à temática autores como: Luck (2000, 2001, 2005, 2006, 2007) (1979); Myrtes (1979); Paro(1996, 2000); Ferreira (1999, 2006); Chiavenato (1997); Tardif (2002); Lima (1992); Libâneo (2003, 2004, 2006); Simões e Oliveira (2001); Maximiniano (1995) dentre outros, para melhor compreender a gestão dos espaços educativos e a formação de gestores para atuação no cenário de uma gestão democrática buscando o aperfeiçoamento da prática pedagógica/administrativo. Após a pesquisa bibliográfica como coleta de dados foi utilizada a observação participante e um questionário. Segundo Bogdan e Taylor (1975), Observação participante é uma investigação caracterizada por interações sociais intensas, entre investigador e sujeitos, no meio destes, sendo um procedimento durante o qual os dados são recolhidos de forma sistematizada. A realização dessa pesquisa a respeito do tema “Gestão Educacional nas Escolas Públicas: formação de gestores numa perspectiva pedagógica administrativa” colaborou para um repensar sobre a prática de gestão escolar, a partir do seu contexto histórico até o momento presente. Algo que merece suma atenção são as atribuições do gestor que necessita ter uma capacidade de administrar e de orientar seu trabalho por critérios pedagógicos, e através dos estudos realizados, ficou claro que os desafios enfrentados por esse gestor em relação a essas capacidades são imensos, pois não existe uma formação sistematizada por parte da secretaria de Educação que torne eficaz sua prática diária. Ao concluir essa pesquisa, percebe-se Sem dúvida que a Formação Continuada se faz um instrumento de melhoria da qualidade do ensino, pois profissionais bem preparados tem consciência de que formar-se continuamente é primordial para melhor desenvolver seu trabalho. A reestruturação da escola tem muitos caminhos, mas todos passam pelos professores e seus diretores. Por isso, é de suma importância o investimento em políticas públicas de formação de administradores escolares que vão além de cursos de atualização científica, pedagógica e didática. Tais políticas precisam ir além, através de um trabalho de reflexividade da prática e da reconstrução da identidade do gestor.
Descrição:
SOUZA, Idelma Araújo de. Gestão educacional nas escolas públicas: formação de gestores numa perspectiva pedagógica administrativa. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública da EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]