Resumo:
Tal trabalho se dispõe a pesquisar sobre a utilização de meios eletrônicos como
elementos de transparência e publicidade administrativa em municípios paraibanos,
especialmente com a adoção de estratégias de integração do ente público em redes
sociais on line. Para isso focam-se em dois aspectos primordiais: a plenitude do
acesso a informação pública e a disponibilidade das administrações em manter
proximidade com a população governada. Busca-se assim fornecer uma
contribuição a um tema pouco pesquisado, mas de extrema relevância na questão
da legitimidade dos governos e em seu relacionamento com a sociedade. A presente
pesquisa terá por objetivo analisar o uso de redes sociais como instrumento da
publicidade e transparência pública em municípios paraibanos. Como objetivos
específicos buscam-se (1) Examinar a importância e alcance do principio da
publicidade na administração pública brasileira; (2) Analisar o uso de elementos de
governo eletrônico em municípios paraibanos especialmente a publicidade em
mídias sociais; (3) analisar o impacto do uso de redes sociais sobre a publicidade e
transparência pública; Neste sentido, para embasar a pesquisa fez-se uso de um
estudo bibliográfico e documental exploratório e qualitativo, mediante a consulta de
referências bibliográficas e especialmente eletrônicas. Também foi feito estudo de
caso, baseado em observação da presença eletrônica dos municípios focados e
analise do conteúdo disponibilizado. Do que foi estudado e analisado se pode
concluir que a presença de redes sociais se resume aos municípios de maior porte,
sendo seu uso limitado para a reprodução das noticias dos sites principais e para a
propaganda governamental, sendo diminuída a interação e a preocupação dos
gestores com estas. Concluiu-se então que as redes sociais e outros usos de
governo eletrônico podem ser uteis no sentido de ampliar as possibilidades de
acesso cidadão e por consequência maior transparência e accountabilty
governamental, mas não são em si decisivas para permitir essa viabilidade, sendo
apenas ferramentas disponíveis que dependem da forma de uso por parte dos
gestores.
Descrição:
ALMEIDA, Rodrigo Roberto de. Publicidade e redes sociais na administração pública:
impactos sobre a transparência em municípios da Paraíba. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.