Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal, a elaboração de um plano de ação com vistas a oferecer uma contribuição ao aprimoramento da gestão pública da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Izidro de Sousa na zona rural de Cachoeira dos Índios – PB. O plano de ação foi construído a partir de um diagnóstico da instituição. Realizamos uma abordagem partindo do conceito de gestão e aspectos da nova Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, seguido da contextualização da situação da educação no município e de um levantamento histórico da escola. No percurso metodológico utilizamos como ferramenta de coletas de dados, entrevistas estruturadas e questionários, aplicadas aos gestores e ao corpo docente da escola. A análise SWOT permitiu identificação dos pontos positivos e negativos da instituição de ensino, assim como a percepção das ameaças e oportunidades. Por fim, com base no ciclo PDCA, elencaram-se ações para corrigir os pontos negativos identificados. Os resultados apontam os desafios impostos cotidianamente a uma instituição de ensino fundamental em uma comunidade rural em um pequeno município do nordeste brasileiro. A adoção de um plano de ações adequado à realidade escolar, a sua aplicação contínua, seguida de avaliação pode ser um caminho a ser seguido, para obtenção do aprimoramento da gestão.
Descrição:
SOUZA, Alênicon Pereira de. A gestão pública na escola municipal João Izidro de Sousa: uma proposta de plano de ação a partir da análise Swot. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]