Resumo:
Conduziremos nossas discussões a partir de um breve histórico do Programa Bolsa Família e sobre os impactos que o programa causou nas famílias e consequentemente nos alunos, se tais alunos a partir de uma política pública de combate à fome e enfrentamento ao trabalho infantil tem esse público de um modo geral melhorado a partir da assiduidade ou não assiduidade a escola, tendo em vista os relatos de experiência de educadores e até mesmo de alguns pais que percebem ser o benefício uma forma de manter a criança na escola, ou seja mantém-se a criança no espaço escolar ,mas não no tempo escolar, ou seja essa criança não tem avançado no quesito aprendizagem pelo fato de estar na escola e essa frequência que é enviada e assistida pela Secretaria Municipal de Educação e os outros setores da gestão pública municipal, os atores envolvidos no fator aprendizagem sentem-se desmotivados pelo fato do recebimento do benefício estar vinculado apenas a frequência dessas crianças na escola e o critério aprendizagem não é utilizado para controle social dessa política pública de assistência.
Descrição:
SOUSA, Solange Cristina Gomes de. Programa Bolsa Família: Direito social, Familía e Educação: Caminhos. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]