Resumo:
No presente estudo, fazemos uma reflexão teórica a respeito da indisciplina dos alunos na escola. Delimitamos a problemática para a educação nos anos iniciais. O Foco central é mostrar como os professores lidam com a indisciplina em sala de aula. A luz do referencial teórico apresenta que a indisciplina é vista como uma atitude de desrespeito, de intolerância e do não cumprimento de regras capazes de orientar a convivência de um grupo. Por exercer, entre outras, a função de subsidiar os professores no seu fazer pedagógico o gestor encontra-se muitas vezes sem respostas a tais queixas e questionamentos frente às expressões de indisciplina dos alunos relatadas por professores. Propomos uma reflexão sobre o trabalho da gestão escolar frente às questões de indisciplina na escola. No decorrer do processo investigativo foi possível observar as situações que mais favorecem o problema da indisciplina em sala de aula, bem como a importância da postura que o professor irá tomar diante deste fenômeno que faz parte a sua realidade. Conclui-se que a prática docente deve estar voltada para a interação com os alunos, procurando minimizar os problemas decorrentes da indisciplina no processo de ensino aprendizagem.
Descrição:
FARIAS, Maria do Socorro Sabino. A indisciplina: uma questão a ser repensada a partir dos parâmetos da gestão escolar. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]