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Uma tendência mundial, nos dias de hoje é a busca pela valorização do fator humano nas organizações e no mercado de trabalho. A exigência está na capacidade de lidar e enfrentar as adversidades da vida. A natureza do ser humano é muito complexa, talvez por este motivo, seja apaixonante. Ao mergulharmos nesta complexidade, constatamos a diferença entre vencedores e vencidos, campeões e perdedores, felizes e infelizes. Uma das causas para crises e quedas de faturamento inesperadas, nas organizações, pode estar na falta de MOTIVAÇÃO dos funcionários e até mesmo dos próprios empresários. Muitas vezes perguntamos, mas afinal, o que motiva o ser humano? A motivação é um processo individual e fruto do nosso crescimento pessoal. A nossa evolução nos impulsiona para o desejo de possibilidades maiores, em que nada é trivial e tudo é útil para um significativo crescimento. A receita para grandes resultados está justamente nas pequenas coisas, dependendo, é claro, do foco que olharmos, do nosso grau de dedicação, esforço e da qualidade das nossas ações. A motivação, assim como a liderança, é um ato de simplicidade e cumplicidade com o ser humano, e passa por uma ruptura de paradigmas. É importante que passemos a olhar as pessoas que trabalham na nossa equipe com olhos atentos, com uma visão diferente, preocupados com as suas particularidades. A organização é um todo, formada pelo somatório individual de idéias, sentimentos, sonhos, angústias, expectativas e realizações. É na harmonia dessas emoções que o verdadeiro líder conseguirá a sinfonia perfeita. No CES, percebe-se que há uma motivação mais propiciada pelas condições estruturais e menos pelo relacionamento entre as pessoas na facilitação de uma maior qualidade no gerenciamento de seus trabalhos. Por essas razões, o maior investimento de uma organização deve estar nas pessoas, pois é nelas que está o poder da decisão em fazer ou não fazer, em fazer tudo ou só uma parte, em fazer correto ou mais ou menos, em fazer agora ou depois. Para o CES, é fundamental estar atento ao que demandam seus servidores e trabalhar na implementação de políticas que propiciem o atendimento as demandas elencadas no trabalho. |
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