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A profissão hoje em dia ocupa um espaço bastante significativo na vida das pessoas,
pois é responsável não apenas pela subsistência humana, mas pelo crescimento pessoal
e profissional do homem. Dada a sua importância, pesquisas diversas, fundamentadas
nos pressupostos da Ergonomia Francesa e da Clínica da Atividade, passaram a
compreender o trabalho desenvolvido por diversos profissionais, através da análise de
alguns aspectos, a saber: as noções de trabalho prescrito, realizado (MACHADO, 2009)
e real (CLOT, 2010); e o gênero profissional (CLOT, 2010). Nesse sentido, surgiram
alguns métodos para a apreensão destes elementos, como, por exemplo, a
autoconfrontação simples, que propicia ao trabalhador a auto-observação de suas ações
e, consequentemente, favorece a descrição e reflexão sobre a prática (CLOT, 2010).
Todavia, a utilização desta perspectiva passou a ser incorporada ao ensino apenas
recentemente, trazendo à tona a necessidade de se observar de forma mais aprofundada
o trabalho desenvolvido pelo professor (BRONCKART, 2006). Partindo destes
pressupostos, este estudo tem como principal objetivo compreender o trabalho
desenvolvido por uma docente em sala de aula, ressaltando a importância da reflexão
para o melhoramento da sua prática. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso
com uma professora da rede municipal de ensino de Monteiro-PB, utilizando o método
da autoconfrontação simples, a partir do qual foi possível contatar que em seu discurso a
colaboradora deixou transparecer os três tipos de trabalho citados, focalizando o
trabalho realizado, bem como expôs situações que provocam uma distância entre um e
outro tipo. Além disso, foi observado o processo refletivo que, inevitavelmente, permeia
todo o discurso da docente e os aspectos caracterizadores do gênero profissional, que
servem para realçar as particularidades desse grupo de trabalho. Diante disso, a
autoconfrontação simples possibilitou a professora não apenas descrever suas ações,
elucidando-as para a pesquisadora, mas refletir sobre as mesmas, identificando os
pontos positivos e negativos de sua ação, com vistas à melhoria das futuras
intervenções. |
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