Resumo:
Estudos relacionados à EJA ainda são escassos e é necessária uma dedicação especial para este tipo de ensino, pois ele atinge uma parte de cidadãos do nosso país que já exercem um papel relevante na sociedade, mas que em matéria de educação formal ainda não estão formados plenamente. Uma educação que seja de fato para a vida e para o trabalho é essencial para o desenvolvimento humano do aluno da EJA, de modo a melhorar sua atuação como cidadão e sua inserção profissional. A disciplina de Geografia, tem nesse contexto, a função de desenvolver o senso critico, buscando estabelecer um elo entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade dos educandos da modalidade EJA. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar o ensino da disciplina de Geografia oferecido aos alunos da modalidade EJA. A pesquisa foi distribuída entre 57 alunos do ensino médio da modalidade EJA, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho no turno noite. Os resultados foram possíveis a partir de questionários e observações aplicados aos educandos e educadora. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Di Pierro e Haddad (2000), Libâneo (1997), Antunes (2012), entre outros, que contribuíram com as concepções para a realização da mesma. Então, pensamos o ensino de Geografia como forma de promover a orientação do aluno a leitura e compreensão do mundo, a partir do seu espaço imediato, para nele se inserir e assim promover uma aprendizagem como base concreta de relação entre teoria e prática.
Descrição:
TEIXEIRA, N. A. de O. Uma análise do ensino de geografia na Educação para Jovens e Adultos do ensino médio no município de Belém - PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.