dc.description.abstract |
A educação é o pilar para uma sociedade estruturada, e converge, no entanto, para o bem estar
social, tendo em vista que o grau considerável de sabedoria apresenta recursos para a
manutenção da qualidade de vida. Sendo de suma importância a análise do mundo para que
possamos exercer nosso poder de cidadão. A Geografia, por sua vez, também utiliza esse
mesmo ponto de vista, buscando educar os alunos para o exercício da cidadania, e como
disciplina escolar deve conceder ao aluno um maior campo de conhecimento e ampliar o seu
aprendizado, onde o docente irá oferecer aos discentes um leque de informações e que estas
deverão ser utilizadas com o intuito de entender melhor a realidade e o mundo em que está
inserido. Assim, o presente trabalho procura discutir o ensino de Geografia no sistema da
educação brasileira, entender o sistema do ensino de Geografia a partir do ponto de vista dos
alunos como também dos professores, e questionar as dificuldades encontradas no ensinoaprendizagem
dentro das práticas pedagógicas exercidas dentro das salas de aula. Logo, essa
pesquisa torna-se importante à medida que busca contribuir com o sistema de ensino, expondo
novas perspectivas metodológicas de ensino, possibilitando assim que os professores tornemse
mais atentos aos seus alunos e ao modo de transmitir o conhecimento. Como ponto de
partida foi feito um levantamento bibliográfico para dar fundamento à pesquisa, e
posteriormente um estudo de caso na E.E.E.F.M. Severino Félix de Brito no Município de
Itapororoca/PB, onde foram aplicados 148 questionários com alunos e 3 com professores do
ensino médio do período vespertino. Nos resultados nota-se que a situação dos ensino de
geografia dentro da escola precisa ser repensada, pois os alunos ainda mostram que
necessitam de um melhor aprendizado, e consequentemente, isso acontece a partir do
momento em que os professores passarem a se dedicar mais em seus estudos. Portanto, após
concretizar todas as etapas desta pesquisa conclui-se, percebendo o quanto o sistema
educacional é fluente na postura dos que desejam seguir este caminho, onde o ensinar não é
apenas transferir conhecimentos, mas também criar possibilidades para construção dos
educandos. |
pt_BR |