dc.description.abstract |
A Educação Ambiental – EA é um processo dinâmico de aprendizagem que envolve, de forma
integrada, a sociedade e o poder público-privado, em prol da preservação ambiental. Neste
contexto, a pesquisa objetiva promover ações de conscientização ambiental e propor a EA para
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, localizada no município de
Alagoinha (Paraíba, Nordeste do Brasil). A metodologia partiu da Pesquisa-Ação, que se
caracteriza por um processo crítico e transformador, com base na educação emancipatória.
Foram entrevistados 40 alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA (1º a 5º ano e 6º a 9º ano),
a partir de questionários semiabertos e, finalmente, realizou-se a pesquisa bibliográfica. O
trabalho resultou em seis encontros, que tiveram um papel de se trabalhar a questão dos resíduos
sólidos e o uso das águas. Foram discutidos nos encontros temas como tipologia dos resíduos
sólidos, coleta seletiva, reciclagem, poluição, etc. Foram apresentadas formas de
reaproveitamento das águas provenientes dos resíduos líquidos domésticos, realizada de forma
participativa envolvendo a comunidade escolar e o cotidiano escolar. Foi constatada a
dificuldade dos alunos, quanto à sensibilização e conscientização de questões e temas
relacionados à EA. Dessa forma, há a necessidade de implantação de ações e atividades
contínuas que envolvam a comunidade e a escola, pois a participação da comunidade na escola
constitui um fator essencial na política de mudança de comportamento para preservação do
meio ambiente, visando assegurar a prática de uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Os resultados da pesquisa indicam que alguns alunos sentiram necessidade de mais
conhecimentos para que suas participações fossem mais produtivas e isso confirma a
necessidade das atividades de EA, de forma cotidiana na escola em estudo, a partir da inclusão
de um programa de EA na escola estudada e da criação de um programa municipal de
conscientização em Alagoinha (PB). |
pt_BR |