dc.description.abstract |
A ideia do homem separado da natureza não existe “desde sempre”. Grun (2009) apresenta as visões predominantes, em cada grande momento histórico, totalmente contraditório: até o século XVI, predominava a visão de uma natureza orgânica, da qual todos os seres, inclusive os humanos, faziam parte, em processo de inter-relação e com todas as formas de vida tendo valor. É preciso fortalecer dentro da comunidade, a partir da educação formal, a importância da proteção do ambiente como extremamente necessária a vida, visando à conservação dos recursos naturais, proporcionando não só ganhos financeiros, mas uma nova concepção de vida e de uso sustentável da natureza. Esta pesquisa teve como aspecto central experimentar uma proposta pedagógica de Educação Ambiental através do Programa de Conscientização/Educação Ambiental para Escolas Públicas contextualizada na convivência com o meio rural. As atividades iniciaram-se no ano de 2012 a 2013. O primeiro passo foi à elaboração de um diagnóstico sobre o contexto da comunidade, sua escola e professores. Este subsidiou o planejamento e a escolha dos conteúdos a serem trabalhados na escola envolvida. Neste processo foram articulada a agente comunitária de saúde, a diretora, a professora, os alunos e a comunidade adotando a pedagogia da formação pela prática aliada à reflexão. Consequentemente, objetivo dessa pesquisa é diagnosticar as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental I em uma escola pública do município de Alagoinha/PB. Onde neste nível os educandos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento, com grande facilidade de absorver ideias e também de repassarem para aqueles que estão ao seu redor. Especificamente, pretende-se abordar a problemática ambiental no currículo escolar; dialogar sobre as práticas educativas escolares e as questões ambientais na escola; formar futuros agentes ambientais e dar subsídios para a elaboração da Agenda 21 escolar e comunitária. Portanto a Educação Ambiental tem um grande desafio, educar e garantir a construção de uma sociedade sustentável, em que se promovam uma relação saudável com o planeta e seus recursos, os valores éticos, crenças e respeito entre aluno, comunidade e escola. |
pt_BR |