dc.description.abstract |
A importância que a internet, no âmbito das Novas Tecnologias de Informação (NTICs) e a geografia, no âmbito do conhecimento curricular da educação, tem na formação dos alunos da educação básica, e para a sociedade é inquestionável. Nesse sentido, este artigo propõe como objetivo geral analisar a internet como ferramenta importante para as aulas de Geografia, apontando sugestões de caminhos para o seu uso na educação, no contexto do processo de ensino/aprendizagem de Geografia. O estudo tem como cenário da pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, localizada na cidade de Guarabira/PB. Para sua realização, foi feito um estudo bibliográfico sobre o tema e um estudo de caso, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas sobre os aspectos relacionados à formação, ao perfil profissional dos docentes e ao seus discursos sobre a utilização da internet nas aulas de Geografia. Os resultados obtidos informam que a grande maioria dos entrevistados não faz uso de internet nas suas aulas. Quanto aos critérios, conteúdos e estratégias utilizadas pelos docentes que fazem uso dessa ferramenta, os dados revelam que a sua utilização ainda se restringe a pesquisas temáticas. Para os professores que não fazem uso dessa mídia, os argumentos também deixam refletir o desconhecimento das diferentes maneiras de explorar a Geografia utilizando a web, além de demonstrarem uma concepção equivocada sobre as consequências cognitivas do seu uso, relacionando-o à preguiça e comodismo. Sugere-se, por fim, a busca por uma formação reflexiva sobre o uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem, em especial do uso da internet no sentido que estes possam transformar suas aulas em um espaço de interatividade, contextualizado à realidade que seus alunos vivenciam. |
pt_BR |