UEPB - Repositório Digital

O uso da internet no ensino de Geografia da educação básica: realidades, desafios e propostas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Sidney Nunes da
dc.date.accessioned 2017-05-04T16:53:56Z
dc.date.available 2017-05-04T16:53:56Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13434
dc.description SILVA, S. N. da. O uso da internet no ensino de Geografia da educação básica: realidades, desafios e propostas. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A importância que a internet, no âmbito das Novas Tecnologias de Informação (NTICs) e a geografia, no âmbito do conhecimento curricular da educação, tem na formação dos alunos da educação básica, e para a sociedade é inquestionável. Nesse sentido, este artigo propõe como objetivo geral analisar a internet como ferramenta importante para as aulas de Geografia, apontando sugestões de caminhos para o seu uso na educação, no contexto do processo de ensino/aprendizagem de Geografia. O estudo tem como cenário da pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, localizada na cidade de Guarabira/PB. Para sua realização, foi feito um estudo bibliográfico sobre o tema e um estudo de caso, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas sobre os aspectos relacionados à formação, ao perfil profissional dos docentes e ao seus discursos sobre a utilização da internet nas aulas de Geografia. Os resultados obtidos informam que a grande maioria dos entrevistados não faz uso de internet nas suas aulas. Quanto aos critérios, conteúdos e estratégias utilizadas pelos docentes que fazem uso dessa ferramenta, os dados revelam que a sua utilização ainda se restringe a pesquisas temáticas. Para os professores que não fazem uso dessa mídia, os argumentos também deixam refletir o desconhecimento das diferentes maneiras de explorar a Geografia utilizando a web, além de demonstrarem uma concepção equivocada sobre as consequências cognitivas do seu uso, relacionando-o à preguiça e comodismo. Sugere-se, por fim, a busca por uma formação reflexiva sobre o uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem, em especial do uso da internet no sentido que estes possam transformar suas aulas em um espaço de interatividade, contextualizado à realidade que seus alunos vivenciam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Juliana Leopoldino Villar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Internet pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title O uso da internet no ensino de Geografia da educação básica: realidades, desafios e propostas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta