dc.contributor.author |
Souza, Emmanuelle Alexandre de |
|
dc.date.accessioned |
2017-05-04T16:54:08Z |
|
dc.date.available |
2017-05-04T16:54:08Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13436 |
|
dc.description |
SOUZA, E. A. de. A contribuição do PIBID no ensino da Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Assim como o mundo a educação também está em constantes evoluções, onde podem ser
retratadas a partir da utilização de novas técnicas de ensino no ambiente escolar que
possibilitam a transmissão de informações aos estudantes e o despertar de seu senso-crítico
através de metodologias inovadoras e o uso de recursos tecnológicos que a cada dia vem
ganhando prioridade na vida dos estudantes. Desta forma, fica claro que não se é possível
haver um bom resultado no processo de ensino-aprendizagem se o ensino não estiver
adequado à realidade sob a qual o estudante está inserido. O presente trabalho é fruto de uma
pesquisa que foi realizada através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência), tendo como objetivo discutir sobre a didática aplicada ao ensino da Geografia na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo e apresentar
novas propostas metodológicas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos
estudantes. Para a concretização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas para
se obter um bom entendimento sobre o tema abordado e para a construção do referencial
teórico como também a participação direta na elaboração dos planos de aula e na sala de aula
por meio das intervenções do PIBID nas aulas de Geografia; descrição de atividades e análise
dos dados. A pesquisa foi fundamentada nos seguintes autores: Libâneo (1994), Callai (1995),
Ferreira (2000), Severino (2007), Kimura (2008), Castrogiovanni (2009), Grou (2009), Seabra
(2010), Silva (2010), Vilar e Henriques (2013). Verificou-se com essa experiência que o
PIBID proporcionou uma possibilidade de fortalecimento da formação inicial e uma
ressignificação das praticas vivenciadas pela supervisora, tendo como alvo uma educação que
visa qualidade e aproximação do cotidiano do aluno na educação básica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias inovadoras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição do PIBID no ensino da Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |