dc.description.abstract |
A educação brasileira perpassa por mudanças educacionais, no entanto os professores de
Geografia precisa se aperfeiçoar para que o processo de ensino aprendizagem nas escolas
públicas se torne a cada dia mais dinâmico, e quando se fala na utilização dos recursos
didáticos como forma de poder transmitir melhor o conteúdo para os alunos. Sabemos que é
relevante a abordagem de conteúdos com a utilização de recursos didáticos onde muitas vezes
os professores não utilizam de forma devida os recursos tais como: DVD, vídeos, Data show,
computador, e outros, e através dos recursos é possível proporcionar um ensino de qualidade e
um melhor aprendizado ao aluno. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar a
relação do professor e do uso das metodologias de ensino e os recursos didáticos utilizados no
processo de ensino aprendizagem da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agenor
Clemente dos Santos. Tendo como embasamento teórico autores como: Pontuschka (1999),
Callai (2001), Cavalcanti (2002), Libâneo (2002), Castellar (2010), Bastos (2011),
Nascimento (2011), Zóboli (2014). A pesquisa é baseada em uma pesquisa qualitativa onde
foi feita visitas ao campo, observação no ambiente escolar e questionário. Podemos perceber
que nas diversas modalidades de ensino apresentada pelos professores da escola, alguns ainda
continuam trabalhando um ensino tradicional mesmo existindo muitos meios para o professor
e usando de forma bem resumida dos recursos dela oferecida. |
pt_BR |