UEPB - Repositório Digital

Relação teoria e prática na formação docente em Geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rayane Assunção da
dc.date.accessioned 2017-05-04T16:54:19Z
dc.date.available 2017-05-04T16:54:19Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13438
dc.description SILVA, R. A. da. Relação teoria e prática na formação docente em Geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira-PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho advém da relação teoria e prática na formação do docente a partir do estágio supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Campus III, Guarabira-PB. Convém salientar que o estágio supervisionado tem sido um importante instrumento pedagógico na formação desses profissionais da licenciatura, sendo possível a partir deste, analisar a vivência da profissão na prática. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre a contribuição que o estágio supervisionado tem possibilitado para a formação docente. Este trabalho baseou-se nas experiências realizadas entre os anos de 2013 e 2014 em dois momentos subsequentes, o primeiro foi através de observações do espaço escolar e o segundo foi na regência, vivenciada e cumprida a carga horária durante o estágio supervisionado na E.E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira-PB. Nesse sentido para melhor aperfeiçoamento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa por meio de um questionário aos docentes, em cima das respostas argumentativas dos docentes, fizemos um levantamento e observações contidas em gráficos e tabelas pautadas nos aspectos quantitativos da pesquisa, mostrando também um levantamento da estrutura física da escola. Relata-se as experiências no estágio supervisionado durante o período de observação e também da regência, onde foi trabalhada a temática: “A dinâmica litosférica” a aula foi aplicada através da exposição oral do conteúdo e com demonstrações de exemplos práticos compreendendo melhor esta temática. Diante desse trabalho, conclui-se o quanto é importante o estágio supervisionado para a formação docente, pois nos fornece experiências que o levará para toda vida, procurando fazer o melhor para nosso alunado, visto que, estamos contribuindo com o futuro da nação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.title Relação teoria e prática na formação docente em Geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta