Resumo:
As redes sociais têm atuado como uma das formas de representar os relacionamentos afetivos e profissionais que ocorrem entre os seres humanos, sendo responsável por disseminar ideias, informações e interesses particulares. No contexto educacional, tem se configurado como uma ferramenta inovadora que contribui no processo de ensino e aprendizagem através do compartilhamento de informações dos diversos temas estudados em sala de aula, como também oportuniza a divulgação de conteúdos informativos, compartilhamento de recursos, projetos, buscando fortalecer a interação, envolvimento e motivação entre alunos e professores. Nesse sentido, é importante que o professor sinta-se motivado para incorporar esta estratégia em sua prática docente, oportunizando melhorias na aprendizagem dos alunos. Pensando nestas questões, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar como os professores de Química vêm trabalhando as redes sociais em suas aulas. O público alvo foram 16 professores de escolas públicas do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali- quantitativa. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário contendo oito questões subjetivas. Para a análise dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que 30% dos professores não fazem uso desta ferramenta em suas práticas, revelando que elas não contribuem na aprendizagem dos alunos. 65% consideram importante a inserção desta ferramenta na educação, pela rapidez que ela proporciona em termos de informação e comunicação e por tornar as aulas mais dinâmicas, interativas, motivadoras, proporcionando interesse dos alunos pelos conteúdos. Poucos professores sentem- se motivados em relação ao uso das redes sociais, devido às precariedades encontradas nas escolas públicas, pelo fato de não oferecerem salas de informáticas adequadas, por não disponibilizarem internet e pela falta de equipamentos que não tornam possíveis a inserção das redes sociais no ensino. Nesse sentido, é importante investir na formação de professores, oportunizando melhores condições para que os sujeitos possam planejar propostas que atendam aos objetivos de se ensinar Química a partir do uso das redes sociais.
Descrição:
LINHARES, N. P. As redes sociais como ferramenta para a promoção do ensino de Química: Uma avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas por professores do município de Campina Grande – PB. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.