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O presente artigo apresenta um estudo de natureza exploratória sobre a ludicidade como meio de desenvolvimento e aprendizagem, em especial, objetiva compreender a contribuição do lúdico no estudo de geografia. A escolha pela temática deu-se pelo fato de esta ser bastante relevante para o desenvolvimento intelectual, social e moral do discente, ao mesmo tempo em que permite um ensino descontraído, mas eficaz. Acreditamos, ainda, que uma metodologia embasada em brincadeiras e jogos possibilita um ensino integrativo entre vários campos do conhecimento, enriquecendo, assim, o estudo de geografia de forma interdisciplinar e contextualizado, levando os alunos a perceber o seu espaço sócio-geográfico e se perceber enquanto cidadão político e ético. Para tanto, tomamos como referencias para a nossa reflexão os estudos de Piaget (1976), Vygotsky (1984) e Maluf (2003), dentre outros. Nessas obras, encontra-se fundamentação tanto no que dizem respeito às concepções do lúdico, bem como sua relevância para o processo de ensino aprendizagem, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. |
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