Resumo:
O presente estudo é uma breve compilação de dados sobre o Ensino da Geografia e seus recursos didáticos, não segue exatamente uma linearidade discursiva. Caracteriza-se por uma exposição de fatos e histórias que compõem uma real situação atual de necessidades metodológicas para o ensino aprendizagem da disciplina citada. Tendo como objeto sugerido a fotografia com breve análise de seus componentes e capacidade de valoração na ação de ensinar e de fazer participar o aluno. Assim, destacam-se as mudanças nas concepções de cultura como elementos que propiciam esse movimento. Aborda-se a capacidade humana de realizar inúmeras atividades e ações que possuem várias dimensões pedagógicas, ressaltando a importância da Geografia ser auxiliada pela arte de fotografar, acreditando indicar diversas maneiras pelas quais podem se desenvolver o olhar e conduzir o aluno ao desbravamento do mundo externo à sala de aula. O método da fotografia introduz ao aluno uma vivência mais próxima da realidade dos fatos históricos e teorias discutidas. Entende-se que nessa atividade vários aspectos são abordados sendo destacados um processo de percepção onde a cena é definida em função de um ponto de vista onde é observada e outro, que diz respeito a um aspecto cognitivo, pelo qual os indivíduos a partir de seus interesses e necessidades, estruturam e organizam sua interface com o real e o mundo, intensificando e ampliando toda a possibilidade de prazer pelo aprender e apreender dados importantes para vida integrantes no estudo da Geografia. Tem como objetivo ressaltar o valor do uso fotográfico como recurso no ensino da disciplina de Geografia. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e análise da experiência vivenciada do autor.
Descrição:
SANTOS, José de Arimatéa Soares dos. A fotografia como ferramenta de ensino da Geografia. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]