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As inovações tecnológicas provocaram um impacto sem precedentes na sociedade,
especialmente na segunda metade do século XX. Chamamos a sociedade em que vivemos hoje,
de sociedade da informação, conceito que define bem a existência de fluxos, tão complexos de
informação, ideias, dinheiro e pessoas, vindo com isso se estabelecer uma nova forma de
organização social, com notáveis transformações na organização do trabalho, na produção, nos
mecanismos de relacionamento social e no acesso à informação. No decorrer dos anos 90, o
debate sobre a educação e desenvolvimento esteve pautado pela exigência de responder ao
padrão de qualidade emergente no contexto de reestruturação produtiva e da globalização da
economia, ocupando lugar de destaque nas políticas educacionais. Os discursos que ocorreram
explicitam a necessidade de ser pensadas alternativas para os problemas estruturais da educação
brasileira, passando pela reforma dos sistemas públicos de ensino. Termos como eficácia,
eficiência, aprendizagem e produtividade – são jargões bastantes presentes nos discursos das
autoridades dirigentes e das demais pessoas envolvidas com a educação. Questões como
inovações tecnológicas e organizacionais; controle e gestão da educação pública, financiamento,
mudanças de paradigma; planejamento e diversidades de metodologias; políticas públicas de
instalação e melhorias de laboratórios de informática e sala de projeção; farão parte das análises
deste trabalho. Que mudanças ocorreram no dia a dia da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Severino Cabral com a introdução das Novas Tecnologias da Informação
e Comunicação. |
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