Resumo:
Este artigo tem como proposta discutir a importância e as contribuições do Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas Salas de Recursos Multifuncionais. O trabalho inicia com um breve histórico da Educação Especial no Brasil desde a época imperial até 1999; a seguir são analisadas as principais políticas públicas que regem o Atendimento Educacional Especializado a partir do ano 2000 e, logo após, é explanado sobre o atendimento educacional especializado realizado na sala de recursos multifuncionais, esclarecendo do que se trata essa sala. O artigo foi produzido através de pesquisa bibliográfica e documental, sendo embasado na legislação brasileira e teorias de MAZZOTTA (2005), JANNUZZI (2006), ROPOLI (2010), SASSAKI (2002), CUNHA (2016) entre outros. Concluímos que é necessário expandir o conhecimento sobre a importância das salas de recursos multifuncionais no processo de inclusão e aprendizagem do público alvo da Educação Especial regularmente matriculado no ensino regular.
Descrição:
SILVA, P. F. da. História do atendimento educacional especializado no Brasil: um estudo sobre o trabalho pedagógico nas salas de recursos multifuncionais e suas contribuições para a inclusão escolar. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.