Resumo:
O estágio supervisionado é de suma importância no processo de formação docente. Pois, é uma experiência significativa e construtiva para os alunos de licenciatura, para que possa enxergar a realidade cotidiana de sua futura área de atuação profissional e integrar teoria à prática. O presente artigo fala sobre a experiência vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique de Almeida no período de 2015 a 2016. Buscou-se através do estágio investigar a prática pedagógica e identificar as metodologias adotadas pelo professor de geografia. Além de destacar a importância do estágio supervisionado para formação dos futuros professores. Como também a importante questão do livro didático por ser um dos métodos mais utilizados em sala de aula. A presente pesquisa encontra-se pautada em levantamentos bibliográficos onde foram utilizados vários autores tais como: Caimi, (2002); Costa, (2012); Passini, (2010); Pedro,( 2009); Torres, (2006); Vieira, (2007), e entre outros. Portanto, a partir dessa experiência vivenciada podemos refletir para melhorar a prática de ensino, inserindo novas metodologias e técnicas para se ter um ensino de qualidade e comprometido com o futuro dos alunos. De acordo, com a necessidade de seus alunos e os recursos existentes na escola.
Descrição:
FRANÇA, H. N. N. de. Estágio Supervisionado: uma reflexão sobre o ensino de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique de Almeida, Itapororoca - PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.