UEPB - Repositório Digital

Análise da importância do estágio supervisionado para o avanço das metodologias nas aulas de geografia no município de Logradouro/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Joseane Coutinho
dc.date.accessioned 2017-08-04T15:06:06Z
dc.date.available 2017-08-04T15:06:06Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13752
dc.description SILVA, M. J. C. da. Análise da importância do estágio supervisionado para o avanço das metodologias nas aulas de geografia no município de Logradouro/PB. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado é essencial para a formação integral dos alunos de Licenciatura, considerando que cada vez mais são exigidos profissionais com habilidades e bem preparados para enfrentar os desafios futuros da sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo analisar através da experiência do estágio supervisionado as metodologias que os professores estão utilizando no ensino de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Antônio Neves em cidade de Logradouro/PB. Além de identificar se os professores estão dentro do que é proposto pela Coordenação Pedagógica para ser aplicado aos alunos, contribuir para um melhor senso crítico dos alunos e sugerir o que deve ser mudado para uma melhoria no ensino de Geografia como disciplina escolar e as técnicas de profissionais em sala de aula. Foram realizadas leituras de artigos científicos, observação de aulas e aplicação de questionários com alunos do ensino médio e professores. Observou-se que nos 2º e 3º anos do ensino médio da escola supracitada, o principal recurso didático utilizado pelo professor para ministrar as aulas, é o livro didático, basicamente para simples leitura. Os professores fazem pouco uso de mapas e figuras, bem como não incorporam as mídias a sua metodologia e argumentam que além de ter dificuldades em utilizá-las, os alunos demonstram desinteresse nas aulas e desta forma é mais cabível permanecer nas velhas práticas. Constatamos que a forma tradicional do ensino da geografia está ainda muito entranhada no âmbito escolar. O livro didático é utilizado em todas as aulas pelo professor, conduzindo o ensino e o conhecimento a se tornar enfadonho e desnecessário. As tecnologias não são incorporadas no ambiente escolar, devido às dificuldades que os professores encontram por não saber manuseá-las e por acharem que os alunos não se interessam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title Análise da importância do estágio supervisionado para o avanço das metodologias nas aulas de geografia no município de Logradouro/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta