Resumo:
Os povos tradicionais possuem um grande conhecimento sobre a natureza adquirido e transmitido por gerações. As observações da natureza e os conhecimentos sobre “previsão do tempo”. A profecia se dá por meio do contato direto com o meio ambiente, e essa habilidade vai se desenvolvendo com o passar do tempo, ou seja, a partir do contato direto com a natureza. A pesquisa objetiva registrar os conhecimentos tradicionais dos profetas da chuva nas previsões de inverno e seca no Assentamento Tiradentes no município de Mari-PB, em áreas de Zona da Mata Paraibana, e estudar os indicadores ambientais que norteiam a profecia da chuva e seca nessa comunidade. A pesquisa teve início em março de 2016 a abril de 2017, às entrevistas foram realizadas com dez (10) profetas da chuva com idade variando de 60 anos a 90 anos, sendo oito (08) homens e duas (02) mulheres existentes na comunidade. Aplicou-se em campo a técnica de bola de neve (SnowBalll), aliado as entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e gravação de áudio de todos os informantes. Entende-se que a natureza, contribui para que o mesmo acumulasse grandes conhecimentos de elementos utilizados na elaboração das experiências de inverno e seca. Na categoria astros/ cosmogonia, identificaram-se entre os entrevistados elementos como a estrela Dalva, Lua cheia e a forma de nascer e a lua nova a posição e cor dos círculos que envolve a extremidades da lua, datas específicas, quanto ao comportamento meteorológico (se chove ou faz sol). Outro fator importante são os santos para o conjunto de experiências que os profetas da chuva dispõem para prever o tempo. Portanto, essas observações estão pautadas principalmente no comportamento dos fenômenos meteorológicos inter-relacionados com os sinais e elementos presentes principalmente na fauna e flora.
Descrição:
SILVA, R. M. Conhecimento tradicional e as experiências de inverno e seca no município de Mari-PB, zona da mata paraibana, Nordeste do Brasil. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.