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As práticas arquivísticas nos acervos escolares: reflexões e propostas técnicas na Escola Municipal Professora Anayde Beiriz

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dc.contributor.author Andrade, Michele da Silva
dc.date.accessioned 2017-08-14T17:52:47Z
dc.date.available 2017-08-14T17:52:47Z
dc.date.issued 2017-08-03
dc.identifier.other CDD 027.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13835
dc.description ANDRADE, M. da S. As práticas arquivísticas nos acervos escolares: reflexões e propostas técnicas na Escola Municipal Professora Anayde Beiriz. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar a necessidade do Arquivista nas Instituições Escolares, em especial na Escola Anayde Beiriz, justificada pela falta de organização dos documentos. Nessa perspectiva, abordar essa temática mostra-se essencial no sentido de compreender as possíveis determinantes de uma ainda tímida presença do arquivista nas instituições escolares, quando não ausência completa. A natureza dessa reflexão poderá contribuir no processo de avaliação e elaboração de possíveis estratégias que contribuam para a inserção desse profissional no âmbito escolar. A pesquisa é empírica, qualitativa e descritiva-exploratória. Os instrumentos utilizados foram: Pesquisa bibliográfica e documental, observação direta, além da pesquisa de campo. O universo da pesquisa foi constituído pelo total de documentos existentes na secretaria da Escola Municipal Anayde Beiriz, aproximadamente 10 metros lineares, em sua grande maioria produzida no referido setor, além de outras tipologias documentais que, embora produzidas em outros setores, estavam armazenados na secretaria da instituição. A partir da observação direta foi realizado um diagnóstico da situação documental referida, do qual foi possível iniciar as etapas de organização do acervo institucional escolar em questão, com base em técnicas arquivisticas, buscando a conservação e a preservação, além de uma maior facilidade no acesso a informação documental da instituição seja pelo usuário ou servidor. O resultado da pesquisa foi da forma e personalidade própria ao arquivo da secretaria da escola. Para que o mesmo atenda de forma resolutiva às demandas de acesso as informações a ele dirigidas. Contribuindo de fato, com o funcionamento da instituição, cumprindo assim seu papel de fonte viva. A Arquivologia precisa continuar desbravando caminhos para que a inserção de seus profissionais nas instituições públicas e privadas, como escolas torne-se uma realidade, e não uma exceção. É certo que se está diante de um esforço válido, o qual pode representar a médio e longo prazo, a diferença crucial entre se ter um profissional fundamental inserido nessas instituições ou permanecer ainda na condição de útil, mas dispensável. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ramsés Nunes e Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Arquivos escolares pt_BR
dc.subject Atuação arquivística pt_BR
dc.subject Gestão documental pt_BR
dc.title As práticas arquivísticas nos acervos escolares: reflexões e propostas técnicas na Escola Municipal Professora Anayde Beiriz pt_BR
dc.type Other pt_BR


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