UEPB - Repositório Digital

A necessidade da paixão pela filosofia na educação do Ensino Médio, formando seres críticos, pensantes e éticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Sandra Rejane Ribeiro dos
dc.date.accessioned 2017-08-18T16:40:49Z
dc.date.available 2017-08-18T16:40:49Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 100
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13934
dc.description SANTOS, S. R. R. dos. A necessidade da paixão pela filosofia na educação do Ensino Médio, formando seres críticos, pensantes e éticos. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract As concepções de vida e de mundo têm sofrido contínuas mudanças, gerando conflitos. Particularmente a educação se vê diante de novos desafios que são cruciais para o estabelecimento de ensino, seus objetivos e suas práticas. Lima (2006, p. 35) afirma que “o mundo atual requer um novo tipo de profissional, cujos saberes sejam polivalentes e, sobretudo, amplos e sólidos, para corresponder às peculiaridades e ao caráter multifacetado da prática pedagógica”. O objetivo da presente pesquisa é evidenciar e relatar a importância do ensino de Filosofia para a educação no ensino médio, além de descrever, segundo opinião de autores da área, expondo a realidade de uma escola de ensino público em Cuitegi. A metodologia utilizada neste trabalho foi feita através de estagio de observação, supervisionado e pesquisa bibliográfica, onde me capacitou a pesquisar, analisar e a refletir sobre o ensino de Filosofia, no Brasil. E necessário buscar por um novo ensino, que assuma a falta de qualidade, e que defenda e ajude a construir um sistema de ensino público capaz de revelar a inteligência desenvolvendo o pensamento críticos e éticos dos jovens no ensino médio Mas, para que o estudante possa fazer parte desta experiência, o professor precisa de ferramentas para mediar esse processo. O professor tem que colocar em prática o sentido crítico e investigador da Filosofia, instigando os alunos a produzirem questões a partir da sua realidade. Convidando-o a ser um ser mais humano, a redescobrir sua sensibilidade, a resgatar sua imaginação e seus sonhos, junto a outro ser humano, aluno-criança, aluno-adolescente, aluno-adulto... pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação: José Arlindo Aguiar Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title A necessidade da paixão pela filosofia na educação do Ensino Médio, formando seres críticos, pensantes e éticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta