UEPB - Repositório Digital

A prática da docência em filosofia no âmbito escolar, através do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Leandro da
dc.date.accessioned 2017-08-18T16:41:17Z
dc.date.available 2017-08-18T16:41:17Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 100
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13935
dc.description SILVA, J. L. da. A prática da docência em filosofia no âmbito escolar, através do estágio supervisionado. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Essa experiência oferece subsídio aos futuros profissionais por meio de análises, de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional, e à contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina de Filosofia. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar a prática do discente no âmbito escolar, através do Estágio Supervisionado, destacando sua importância para o desenvolvimento do graduando e para a prática docente. A partir dessa experiência, levantamos algumas discussões que buscam evidenciar se a dificuldade encontrada no ensino de Filosofia e a não valorização da disciplina no currículo escolar acontece pela necessidade de não haver profissionais habilitados nessa área. Diante dessas questões é que buscamos compreender, se a teoria que estudamos na graduação realmente tem subsidiado uma construção para a prática em sala de aula. A presente análise, também buscou descrever os aspectos estruturais da unidade escolar escolhida para realizar o estágio, com o retorno obrigatório visto que, a didática utilizada pelo educador e a boa convivência com os educandos, possibilitam a evolução do conhecimento levando-os a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida ativa na sociedade. Durante o estágio supervisionado, foram realizadas propostas de projetos de intervenção, planos, e algumas observações no cotidiano. Os resultados obtidos nesse trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências a consolidação de nossas percepções teóricas com a prática no ambiente escolar, como também, tem subsidiado a nossa preparação para atuar como educador frente à disciplina de Filosofia no ensino médio. Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o aluno, nos possibilitando perceber que o fator integracionista é crucial para a participação de todos os envolvidos para construção dos conhecimentos socioculturais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject José Leandro da Silva pt_BR
dc.title A prática da docência em filosofia no âmbito escolar, através do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta