UEPB - Repositório Digital

Análise dos livros didáticos e diagnóstico dos alunos do sétimo ano sobre o bioma caatinga

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Laiane Firmo de
dc.date.accessioned 2017-08-21T11:18:24Z
dc.date.available 2017-08-21T11:18:24Z
dc.date.issued 2017-08-18
dc.identifier.issn CDD 469.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13971
dc.description LIMA, L. F. de. Análise dos livros didáticos e diagnóstico dos alunos do sétimo ano sobre o bioma caatinga. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A Caatinga é um bioma que tem suas dimensões totalmente restritas ao Brasil e encontra-se muito degradado devido às modificações no ambiente de forma inadequada. Poucos discentes têm conhecimento relevante e adequado sobre a temática, fatos decorrentes de um ensino que é fundamentado em métodos tradicionais que não estimulam o interesse e tampouco estabelecem qualquer relação do ambiente onde o estudante está inserido com seu cotidiano. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar se os livros didáticos do Ensino Fundamental em três escolas públicas de Catolé do Rocha - PB abordam o Bioma Caatinga e qual o nível de conhecimento dos alunos sobre o Bioma em que vivem. A pesquisa foi realizada em Março de 2017, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Catarina de Sousa Maia, Escola Estadual João Suassuna e Escola Estadual de Ensino Fundamental Fabio Mariz Maia, localizadas na Zona Rural e Urbana no município de Catolé do Rocha – PB. Foi feita uma análise de conteúdo referente ao Bioma Caatinga dos livros didáticos de Ciências [PEREIRA, SANTANA, WALDHEIM (2015) e GEWANDSZNAJDER (2015)], adotados para o 7º ano do Ensino Fundamental das escolas já citadas. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de um questionário nas turmas do sétimo ano, contabilizando 100 discentes. O conteúdo sobre o Bioma Caatinga nos livros didáticos analisados ainda é limitado e na maioria das vezes, é o único recurso utilizado em sala de aula e os educadores ainda estão limitados a ele. É necessário um estudo profundo sobre o tema, para desenvolver novos caminhos, possibilitando as escolas a trabalharem mais o tema e conscientizar os alunos sobre a importância deste Bioma e sua biodiversidade, bem como a preservação e conservação do mesmo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dalila Regina Mota de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Observação pt_BR
dc.subject Livros Didáticos pt_BR
dc.subject Biomas pt_BR
dc.title Análise dos livros didáticos e diagnóstico dos alunos do sétimo ano sobre o bioma caatinga pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta