UEPB - Repositório Digital

Educação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Poliana dos Santos
dc.date.accessioned 2017-08-24T15:49:57Z
dc.date.available 2017-08-24T15:49:57Z
dc.date.issued 2016-06-08
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14025
dc.description SILVA, P. dos S. Educação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PB. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, mesmo com o desenvolvimento e potencialização do abastecimento de água potável na zona urbana, algumas cidades da Paraíba, como Areia, ainda utilizam água de mananciais subterrâneos (cacimba) como alternativa de abastecimento para o consumo doméstico, sem nenhum tratamento prévio. Outro fator relevante é a ausência de saneamento básico, acarretando no aumento da poluição hídrica e escassez da água potável. O diagnóstico da utilização da água e do conhecimento das pessoas nessas áreas sinaliza os riscos à saúde dessa população e poluição dos mananciais que nascem ou passam nessa região. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou oferecer palestras de educação ambiental contextualizadas, numa escola pública, tendo como ponto de partida a avaliação da qualidade da água dos mananciais utilizada para o consumo doméstico na zona urbana da cidade de Areia-PB. As atividades foram realizadas nas seguintes etapas: visita ao município, aplicação de questionários, coleta de água, análise laboratorial das amostras e a socialização ambiental educativa numa escola pública no município de Areia. Os resultados referentes às análises químicas, física e microbiológica foram comparados aos valores determinados pela legislação brasileira. Diante do reconhecimento e caracterização dos recursos hídricos da região, as ações ambientais educativas relacionaram conteúdos ministrados nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem em sua volta. Dessa forma, foi identificado o interesse dos mesmos pela aprendizagem no próprio ambiente escolar sobre as questões cotidianas referentes à qualidade da água. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Evangelista de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Potabilidade pt_BR
dc.subject Qualidade da água pt_BR
dc.title Educação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta