UEPB - Repositório Digital

História da matemática no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Késsia da Nóbrega
dc.date.accessioned 2013-08-01T10:20:20Z
dc.date.available 2013-08-01T10:20:20Z
dc.date.issued 2013-08-01
dc.identifier.other CDD 327.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1402
dc.description SOUSA, K. da N. História da matemática no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Tem o objetivo de focalizar o ensino - aprendizagem do Teorema de Pitágoras por meio de uma abordagem que visa estabelecer uma ligação entre a parte pratica e teórica da matemática, com a finalidade de fazer um estudo sobre a História do Teorema de Pitágoras. O texto apresenta um breve relato sobre o aparecimento do Teorema de Pitágoras, desde o seu surgimento nas enchentes do rio Nilo, até suas aplicações que envolvem a Matemática. Foi realizado um estudo sobre Pitágoras e seu Teorema, com o intuito de mostrar que o Teorema que conhecemos já era muito utilizado pelos Egípcios e os Babilônicos antes mesmo de ser descoberto por Pitágoras. A seguir foi feita uma abordagem sobre a importância da História do Teorema de Pitágoras no processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de relacionar prática pedagógica ao ensino da matemática, facilitando assim, o entendimento dos discentes. Posteriormente foi realizada uma análise do Teorema de Pitágoras nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), com o objetivo de verificar se aspectos históricos sobre o teorema são mencionadas pelos mesmos. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com os preceitos, de forma qualitativa e quantitativa, sendo realizado através da pesquisa de campo, na qual foi concretizado por meio de dois questionários, um aplicado ao professor e o outro ao aluno, transformando os instrumentos utilizados para coletar dados em forma de tabelas, e gráficos, seguidos pelos comentários, que tem com objetivo de facilitar o entendimento dos resultados. Portanto através dos dados adquiridos, podemos constatar que os resultados foram satisfatórios, confirmando assim que a História da Matemática é importante no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Teorema de Pitágoras pt_BR
dc.title História da matemática no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta