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O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisarmos como o índio brasileiro é
representado no livro didático de História, do Ensino Fundamental I, do 4º ano, do Projeto
Buriti. Motivada pelas leituras sobre a temática da Educação Indígena e associada a visita
realizada a Aldeia São Francisco e a medida que aprofundamos sobre a temática no
componente Educação Indígena fomos intensificando esse querer de pesquisa. Especialmente
quando fomos analisando os livros didáticos de História. Para desenvolver essa temática
optamos por trabalhar com uma abordagem de pesquisa que dialoga com a representação
social, dentro das várias existentes na pesquisa qualitativa. Essa opção dar-se ao fato que a
representação social busca também explicar os significados atribuídos aos fatos, imagens,
linguagens, bem como aos aspectos da cultura. Diante das discussões propostas no referido
livro foi possível constatar que os conteúdos vinculados sobre a temática indígena não está
atualizado, além de possuir informações resumidas. Sendo indispensável ao educador/a e a
rede de editoras uma nova visão e aprofundamento sobre os indígenas, pois o livro didático
deve ser um agente de reversão de estereótipos e constitui, assim, poderosa ferramenta de
unificação, até de uniformização nacional, lingüística e ideológica. |
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