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O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em sala
de aula durante o Estágio Supervisionado, sendo elaborado a partir de
pesquisas bibliográficas, observações e regências nas aulas de geografia, no
Centro Educacional Dom Hélder Câmara (CEDHC), localizado na rua Vereador
Severino Bezerra, s/n, Bairro Novo, Guarabira/PB, CEP: 58.200-000. O trabalho
apresenta uma temática lançando o olhar sob o Ensino de Geografia, numa
perspectiva de crítica ao tradicionalismo e a busca de subsídios que venha
contribuir com o Ensino de Geografia, e que precisa estar pautada com a
experiência social dos alunos e com professores mais comprometidos e que
propiciem o desenvolvimento do seu alunado. O objetivo é destacar e relatar a
importância do Estágio Supervisionado para o Ensino de Geografia, e sua
contribuição para a melhoria e o desenvolvimento educacional. Como
embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: ANDRADE (2005),
CANDAU (1988), FACHIN (2001), FREIRE (2002), JANUARIO (2008),
KAERCHER (2006), MALYSZ (2007), PASSERINI (2007), PONTUSCHKA
(2001), e TARDIF (2002). E como resultado deste trabalho, foram constatadas
as potencialidades e as fragilidades no Ensino de Geografia na turma do 7º ano
do ensino fundamental, onde foram realizados os estágios durante a
Observação e a Regência em 2013. Considerado como positivo, os resultados
aqui apresentados, evidenciaram o primeiro contato do estagiário com o
ambiente escolar, mostrando a realidade sócio cultural dos alunos e da
instituição de ensino, assim como a participação efetiva dos alunos em sala de
aula. Com tudo, há de considerar a educação como uma peça chave na
construção do conhecimento, constituindo-se de um processo contínuo que
possibilita o desenvolvimento do indivíduo durante a sua vida, tendo o professor
como o principal articulador desse processo, para isso é necessário que ele
participe efetivamente do ensino, adotando novas metodologias e práticas que
visem melhorar a qualidade do conteúdo transmitido. |
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