UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado: reflexões sobre o ensino de Geografia no Centro Educacional Dom Helder Câmara

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Genivaldo Macena dos
dc.date.accessioned 2017-08-29T16:06:22Z
dc.date.available 2017-08-29T16:06:22Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD: 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14246
dc.description SANTOS, G. M. dos. Estágio supervisionado: reflexões sobre o ensino de Geografia no Centro Educacional Dom Helder Câmara. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em sala de aula durante o Estágio Supervisionado, sendo elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, observações e regências nas aulas de geografia, no Centro Educacional Dom Hélder Câmara (CEDHC), localizado na rua Vereador Severino Bezerra, s/n, Bairro Novo, Guarabira/PB, CEP: 58.200-000. O trabalho apresenta uma temática lançando o olhar sob o Ensino de Geografia, numa perspectiva de crítica ao tradicionalismo e a busca de subsídios que venha contribuir com o Ensino de Geografia, e que precisa estar pautada com a experiência social dos alunos e com professores mais comprometidos e que propiciem o desenvolvimento do seu alunado. O objetivo é destacar e relatar a importância do Estágio Supervisionado para o Ensino de Geografia, e sua contribuição para a melhoria e o desenvolvimento educacional. Como embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: ANDRADE (2005), CANDAU (1988), FACHIN (2001), FREIRE (2002), JANUARIO (2008), KAERCHER (2006), MALYSZ (2007), PASSERINI (2007), PONTUSCHKA (2001), e TARDIF (2002). E como resultado deste trabalho, foram constatadas as potencialidades e as fragilidades no Ensino de Geografia na turma do 7º ano do ensino fundamental, onde foram realizados os estágios durante a Observação e a Regência em 2013. Considerado como positivo, os resultados aqui apresentados, evidenciaram o primeiro contato do estagiário com o ambiente escolar, mostrando a realidade sócio cultural dos alunos e da instituição de ensino, assim como a participação efetiva dos alunos em sala de aula. Com tudo, há de considerar a educação como uma peça chave na construção do conhecimento, constituindo-se de um processo contínuo que possibilita o desenvolvimento do indivíduo durante a sua vida, tendo o professor como o principal articulador desse processo, para isso é necessário que ele participe efetivamente do ensino, adotando novas metodologias e práticas que visem melhorar a qualidade do conteúdo transmitido. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléoma Maria Toscano Henriques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title Estágio supervisionado: reflexões sobre o ensino de Geografia no Centro Educacional Dom Helder Câmara pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta