Resumo:
A presente monografia teve como objeto estudar a evolução da participação da mulher no mercado de trabalho, descrevendo cenários, compreendendo desafios e conquistas por direitos de igualdade, segurança, confiança e respeito. Nela foram discutidos aspectos que revelam a luta da mulher na busca por um espaço no mercado de trabalho na cidade de Guarabira.
Dessa forma, foram abordados os direitos conferidos a mulher e a sua inserção no mercado de trabalho, partindo de uma pesquisa bibliográfica à luz de autores como: Rodrigues et. al. (2005); Hobsbawm (2000); Aquino (2012), Spósito (2010), Barros (2010), dentre outros. Ainda na parte de gabinete, foram feitas consultas à Consolidação das Leis Trabalhistas de 1943, à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e aos documentos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o propósito de compreender um pouco da legislação sobre o assunto.
Por fim, nas pesquisas de campo procurou-se investigar como se dá a inserção das mulheres no mercado de trabalho na cidade de Guarabira: as características dessa participação (idade, escolarização e situação conjugal), as jornadas de trabalho, as condições salarias, a importância do seu trabalho na composição do orçamento familiar, as dificuldades para conciliar a rotina diária (trabalho-família), os preconceitos e discriminação, dentre outros.
Descrição:
SILVA, M. P. da. A mulher no mercado de trabalho: algumas considerações. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.